terça-feira, 22 de março de 2011

HISTÓRIA DO BRASIL COM MUITO HUMOR

Na última quinta-feira, 17 de março, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, sob a orientação do Professor de História Levon do Nascimento, realizaram apresentações teatrais humorísticas sobre tópicos da História do Brasil. Eles apresentaram, em forma de pequenos diálogos divertidos, várias passagens dos períodos imediatamente anterior e posterior à Proclamação da Independência brasileira em 7 de setembro de 1822.

Algumas personagens históricas de relevo foram interpretadas, tais como: Dom João VI, Dom Pedro I e Frei Caneca.

A interpretação por meio do humor não impediu a análise crítica dos acontecimentos que constituíram a formação da Pátria brasileira. Isto ficou claro na forma como os alunos destacaram a pouca participação popular no processo de independência do país, bem como a negação de melhorias para as populações indígenas, negra e analfabeta nos primórdios do período imperial.

Segundo o Professor Levon do Nascimento, o ensino de História para adolescentes e jovens deve ir além da teoria expositiva ou da mera leitura mecânica de textos. Segundo ele, os alunos precisam interagir com as personagens históricas, revivendo seus contextos, seus defeitos e suas qualidades
.Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, a experiência os levou a sair da “monotonia” das quatro paredes da sala de aula, transpondo-os para um aprendizado lúdico, bem-humorado e crítico.




Nenhum comentário: